ERGONOMIA
AEP - Análise Ergonômica Preliminar
A revisão da NR 17 trouxe consigo a demanda da implementação da Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP). Todas as empresas, de qualquer porte ou risco, deverão fazê-la. Há lógica nesse encaminhamento, especialmente porque, com uma AEP bem feita, já se pode estimular a solução de uma série de situações.
A AEP tem como objetivo identificar, analisar e classificar os fatores de riscos ergonômicos presentes nas atividades realizadas em cada setor de uma empresa, apresentando sua gravidade e a possibilidade de meios de controle.
A análise também subsidia a implementação das medidas de prevenção e adequações necessárias previstas na NR17. É utilizada também no acompanhamento e gestão dos riscos ergonômicos identificados.
Além da obrigatoriedade, existem diversos benefícios para a sua empresa, vide a seguir:
- Adequação legal;
- Controle de riscos e de acidentes;
- Apoio na redução do absenteísmo por doenças ocupacionais de fundo ergonômico;
- Redução de desperdícios operacionais;
- Redução no índice de turnover;
- Melhoria do bem estar trabalhadores;
- Diminuição do absenteísmo;
- Menor incidência de doenças do trabalho
AET – Análise Ergonômica do Trabalho – NR 17
Ao contrario a AEP – Análise Ergonômica Preliminar, a AET – Análise Ergonômica do Trabalho, será realizada somente em casos específicos, onde a existência de riscos ergonômicos exijam providencias e análises aprofundadas.
Os principais fatores a serem analisados são:
Biomecânicos
Posturas, deslocamentos, esforço físico, transporte manual de cargas, movimentos repetitivos, manuseio de ferramentas, compressão de partes do corpo, qualidade de pega, vibração, digitação.
Mobiliários e Equipamentos
Posto improvisado, regulagem de ajuste em mobiliário, espaço para segmentos corporais, área de alcance, antropometria do colaborador.
Organizacionais
Pausas, ritmo e cadência de trabalho, variação de turno, trabalho noturno, monotonia, capacitação, remuneração, tempo de repouso.
Ambientais
Pressão sonora, temperatura de conforto, velocidade e umidade do ar, iluminação diurna e noturna, presença de reflexos e piso escorregadio ou irregular.
Psicossociais / Cognitivos
Situação de estresse, conflito hierárquico, demandas emocionais, demanda divergentes, múltiplas tarefas, autonomia.
Ginástica Laboral
A Ginástica Laboral é a atividade física destinada aos funcionários durante o expediente de trabalho. Com intervenções entre 10 e 15 minutos, é baseada em técnicas de alongamento, respiração, percepção corporal, reeducação postural e compensação dos músculos.
Entre os diversos benefícios da Ginástica Laboral, destacam-se: melhora do sistema cardíaco, respiratório e esquelético, aumento da consciência corporal, prevenção de doenças ocupacionais (LER, DORT E AMERT), minimização da fadiga, esgotamento e monotonia, diminuição do absenteísmo e melhoria em aspectos comportamentais e psicológicos.
A Seglab possui profissionais especializados para a implementação e aplicação das sessões de ginástica laboral.
Demais Serviços em Ergonomia
A Seglab, além das documentações exigidas pela legislação, também possui outros serviços adicionais, como:
- Projetos de ergonomia de concepção, onde é realizada toda a estruturação, arquitetura, layout, mobiliários, análises antropométricas, etc;
- Treinamentos para utilização dos equipamentos;
- Treinamento para atividades de transporte manual de cargas;
- Conscientização e ambientação.